<<voltar

Hipismo no Estoril de 1 a 3 de Julho

Grande Prémio de Portugal

O Global Champions Tour, o mais importante circuito hípico de saltos de obstáculos…

O Global Champions Tour, o mais importante circuito hípico de saltos de obstáculos, que faz parte do programa dos Jogos do Centenário, vai disputar-se no Estoril entre 1 e 3 de Julho.
A competição decorre no centro hípico do Hipódromo Manuel Possolo, integrado na área do Parque Marechal Carmona, um complexo de dez hectares, dotado de trilhos e áreas de repouso num cenário natural que os visitantes podem desfrutar livremente. Aqui se realizam todos os eventos e provas de equitação, nacionais e internacionais, agendados para a Costa do Estoril.
O Global Champions Tour é constituído por várias de provas de saltos de obstáculos e, de acordo com o tipo de prova em curso, a vitória cabe ao conjunto, cavaleiro e cavalo, que cometa o mínimo de penalidades, ou que complete o percurso em menos tempo, ou ainda, em certos casos, aquele que somar o maior pontuação.
Pelo quinto ano consecutivo, mais de quatro dezenas de cavaleiros de alta competição de 18 países, entre os quais se destacam o campeão do mundo, Jos Lansink, o campeão europeu  Kevin Staut, o tri-campeão da Taça do Mundo Marcus Ehning e ainda o actual nº1 mundial, Pius Schwizer, vão disputar este Grande Prémio de Portugal de Hipismo, que é a sexta etapa do GCT 2010.
Num evento como este são inúmeros os tipos de provas existentes, algumas das quais sem cronometro, em que o tempo gasto a cumprir o percurso não é determinante para a classificação final. No entanto há provas “ao cronometro” em que a velocidade é decisiva, com “barrage”, desempatando os conjuntos em igualdade de pontos com base nas penalizações e tempos. E há ainda provas de “potência”, num máximo de quatro “barrages” em que a altura dos obstáculos vai subindo sucessivamente com o intuito de aumentar o grau de dificuldade.


Guita Júnior