<<voltar

Luso-francês conquista medalha de prata

“Esta medalha é metade francesa, metade de Portugal”

A jornada final do Campeonato do Mundo de Masters em Pista, evento integrado no programa dos Jogos do Centenário da República, ficou marcada pela medalha de prata conquistada pelo luso-francês Adérito da Cruz, o qual, apesar de correr em representação da França, fez questão de celebrar o êxito como português.

A jornada final do Campeonato do Mundo de Masters em Pista, evento integrado no programa dos Jogos do Centenário da República, que decorreu no Velódromo Nacional de Sangalhos/Anadia, ficou marcada pela medalha de prata conquistada, no escalão 40-44 anos, pelo luso-francês Adérito da Cruz, o qual, apesar de correr em representação da França, onde reside, fez questão de celebrar o êxito como português. “Esta medalha é metade francesa, metade de Portugal”, sublinhou Adérito Cruz, que é irmão do antigo ciclista da Française dês Jeux, Carlos da Cruz.


O argentino Daniel Del Barco, contra todas as previsões, arrebatou a medalha de ouro na final de pontos, no escalão de 35/39 anos, em que o australiano Gavin White era apontado como o principal favorito. Nesta corrida o português João Serralheiro, aplicou-se, mas não geriu bem as suas energias e acabou por desistir quando faltavam apenas 23 voltas para as 120.


César Mendonça, na categoria de 50/54 anos, também esteve muito esforçado e a um passo de entrar nos dez primeiros, mas terminou em 11º, e o terceiro português, Vitorino Pereira, na categoria de 55/59 anos, não foi além de um modesto 19º lugar.


Destaque para a prestação colectiva dos Estados Unidos, com a conquista de 48 medalhas (19 de ouro, 18 de prata e 11 de bronze), tendo em Dena Eaton a sua figura dominante. A Austrália amealhou 16 medalhas de ouro 10 de prata e nove de bronze, enquanto a Grã-Bretanha arrecadou 14 de ouro, 18 de prata e 13 de bronze.


Os outros campeões do mundo saídos da última jornada do Campeonato foram os seguintes:


Masculinos: +75 – Delroy Walters (USA); 70/74 – Otto Altweck (GER); 65/69 – Steffen Munch Hansen (DEN); 60/64 – Matcolm Clasohm (AUS); 55/59 – Keith Ketterer (USA); 50/54 – Stephane Le Beau (CAN); 45/49 – Steven Carrell (USA); 40/44 – David Stevens (AUS).


Femininos: 35/40 – Dena Eaton (USA); 40/44 – Janet Bikimyre (GBR); 45/49 – Orla Hendron (IRL); 50/54 – Petra Kluender (GER); 60/65 – Arja Scarsbrook (FIN); 65/69 – Fran Watson (AUS).


O Velódromo de Sangalhos/Anadia voltará a receber um novo evento de expressão internacional em 2011 com a realização dos Campeonatos da Europa de Pista para Juniores e Sub-23.

 

Guita Júnior