<<voltar

Forte presença desportiva nas comemorações

Balanço dos “Jogos” - Centenário da República Portuguesa

Com o Torneio Diplomático do Centenário em golfe e o Concurso Hípico Internacional de Saltos do Porto terminou o ciclo de eventos desportivos denominado Jogos do Centenário, que marcou a participação do Desporto Nacional nas comemorações do Centenário da República Portuguesa.

Com o Torneio Diplomático do Centenário em golfe e o Concurso Hípico Internacional de Saltos do Porto, realizados no passado fim-de-semana, terminou o ciclo de eventos desportivos denominado Jogos do Centenário eleitos pelas Federações de 24 modalidades que marcaram a participação do Desporto Nacional nas comemorações do Centenário da República Portuguesa.


O programa dos Jogos começa pelo atletismo com o Campeonato Nacional de Juniores em Pista Coberta realizado, na Expocentro de Pombal, no fim-de-semana de 23 e 24 de Janeiro, primeira de mais de 150 competições que envolveram quase todas as modalidades que se praticam em Portugal, desde o já referido Atletismo à Esgrima, Vela, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judo, Natação, Triatlo, Patinagem, Ténis e Futebol, entre outras, bem como os Jogos Tradicionais, o Desporto Escolar e Universitário e a área desportiva do Inatel.


Alguns dos eventos tiveram carácter internacional, casos, entre outros, do Hipismo, com os Concursos de Saltos de Lisboa e do Porto, das Taças do Mundo de Ginástica Rítmica e de Patinagem Artística, do Mundial de Voleibol de Praia de Sub-19 e do Portugal-Espanha em Futebol, acontecimentos que despertaram o especial interesse do público alcançando assinalado êxito e, naturalmente, contribuindo para o brilho de uma efeméride de tão relevante significado nacional.


Entre outros, no plano nacional, tivemos, na Vela a Regata do Centenário, no Ciclismo a Volta ao Algarve e a Volta a Portugal, na Natação o Pólo e as Maratonas Aquáticas, no Trampolim a Ginástica Acrobática, no Triatlo os Campeonatos Nacionais, no âmbito do Inatel, a Maratona de Lisboa, na Canoagem o Nacional de Kayak Mar e a Subida do Rio Arade, e no Futsal, a Taça Centenário da AFL.


Da última semana de Janeiro à segunda semana de Dezembro os serviços informativos da Comissão das Comemorações, acompanharam a par e passo todo o desenvolvimento do calendário dos Jogos do Centenário, tendo produzido cerca de duas centenas de "Press Release" difundidos pela Comunicação Social e por diferentes entidades desportivas.


Estes mesmos Jogos foram alvo de uma extensa cobertura televisiva, com a realização de 24 Magazines, transmitidos no programa “Desporto2”, através de uma parceria entre a CNCCR e a RTP. À parte desta iniciativa, o Jornal “A Bola”, produziu um suplemento mensal de 8 páginas, relatando factos e curiosidades do desporto desde 1910 até aos nossos dias.

 

Guita Júnior