<<voltar

Campeonato Nacional por Aparelhos

Simão Almeida conquista dois títulos

Simão Almeida foi o ginasta em maior evidência na prova de Ginástica Artística Masculina do Campeonato Nacional por Aparelhos, ao conquistar dois títulos.

Simão Almeida foi o ginasta em maior evidência na prova de Ginástica Artística Masculina do Campeonato Nacional por Aparelhos, ao conquistar dois títulos, no Salto Cavalo (14,575 p.) e nas Paralelas (13,800 p.) do programa das primeiras provas de Ginástica Artística do ano desportivo 2010-2011 que a Federação da modalidade realizou no Centro de Alto Rendimento de Anadia/Sangalhos-Velódromo Nacional, com o objectivo de testar aquelas instalações ao nível de provas oficiais de Ginástica. Segundo a Federação, ficaram plenamente demonstradas as excelentes condições de treino e competição que aquele moderno equipamento oferece.

 

No Campeonato Nacional por Aparelhos, que integra o programa dos jogos do Centenário da República, cujos os títulos são atribuídos individualmente, foram entregues os dez correspondentes ao ano de 2010, seis na prova masculina (GAM) e quatro na prova feminina (GAF).

 

Além do já referido Simão Almeida, também se destacaram Manuel Campos (Boavista FC) que conquistou o 22º título individual da sua carreira, desta vez na prova Cavalo com Arções (14,200 p.), Diogo Romero (SC Porto), com o título individual no Sollo (13,200 p.), Gustavo Simões (LGC) nas Argolas (15,000 p.) e Bernardo Graça (GCP) na Barra Fixa (13,550 p.).

 

No sector feminino, Ekaterina Kislinskaya (GCP) conquistou os títulos do Salto de Cavalo (12,575 p.) e de Paralelas Assimétricas (12,725 p.), e Filipa Martins (SC Porto) venceu a Trave Olímpica (13,950 p.) e o Solo (12,575 p.).

 

O Ginásio Clube português fez a “dobradinha” ao vencer a Taça de Portugal em masculinos e femininos. A equipa masculina, constituída por Simão Almeida, Bernardo Graça, Francisco Fragoso, João Almeida e Vasco Barata) somou a 12ª vitória nas 37 edições da Taça, com 228,000 p. igualando assim o Lisboa Ginásio Clube na lista dos clubes com mais Taças de Portugal. Na prova feminina, com 35 edições, com as ginastas Rita Oliveira, Ekaterina Kislinskaya, Alexandra Choon, Diana Abrantes e Filipa Choon, obteve a quinta vitória, com 138,625 p.

 

A “Taça Juvenil” em masculinos, ficou na posse do GC Português, com 204,450 p., enquanto a prova feminina foi ganha pelo Ginásio Clube da Maia, com 127,250 p. Na prova do Concurso Geral Individual, onde triunfa o ginasta com melhor prestação global, em masculinos venceu Bernardo Almeida (LGC) com 76,600 p. e em femininos triunfou Leonor Feijó (GCM) com 47,750 p.

 

O domínio destes dois ginastas também se reflectiu em termos individuais onde Bernardo Almeida conquistou 5 dos 6 títulos em disputa, deixando fugir apenas o título de Barra Fixa para Frederick Farley (ScCP). Na prova feminina foi a ginasta Leonor Feijó (GCM) que dominou ao conquistar três dos quatro títulos em disputa, mas falhou o pleno devido à boa exibição de Matilde Lourenço (Lisboa Ginásio Clube), que venceu a prova de Saltos de Cavalo.

 

Guita Junior