<<voltar

Campeonato Absoluto de “Match Racing”

Vela em Oeiras neste fim-de-semana

Doze embarcações envolvendo um total de 50 velejadores participam entre amanhã e domingo.

Doze embarcações envolvendo um total de 50 velejadores participam entre amanhã e domingo, a partir das 10.30 horas, no Campeonato de Portugal Absoluto de Match Racing, que vai decorrer no Porto de Recreio de Oeiras, numa organização da Federação Portuguesa de Vela com o apoio da Fidelidade Mundial e em parceria com a Associação Regional de Vela do Centro e a Associação Desportiva de Oeiras, evento inserido no programa dos Jogos do Centenário da República Portuguesa.

 

Cada tripulação é composta por um timoneiro (com menos de 18 anos) e três tripulantes, com excepção para as tripulações exclusivamente femininas que serão formadas por cinco velejadoras, mas em nenhum dos casos o peso poderá exceder os 350 Kg.

 

A prova é disputada por barcos da "Classe J 24" em percursos do tipo barlavento-sotavento, com rondagens por estibordo e chegadas à popa, tendo cada "match" a duração aproximada de 15 minutos.

 

Depois da "Qualificação Nacional Açores 2010", o "ranking" está assim ordenado nos primeiros lugares: 1º Rui Boia (AD Oeiras), 900 pontos; 2º Álvaro Marinho (CV Barreiro), 700; 3º Martinho Fortunato (CV Lagos), 700; 4º David Aleixo (CN Cascais), 660; 5º Rita Gonçalves (AN Lisboa), 600.

 

Rui Boia (1º), Álvaro Marinho (2º) e David Aleixo (4º), que figuram nos cinco primeiros lugares do "ranking", estão entre os inscritos, sendo de prever luta renhida. Os clubes representados são os seguintes: Clube Naval da Horta, Clube Naval da Figueira da Foz, Ginásio Clube de Faro, Clube de Vela do Barreiro, Associação Desportiva de Oeiras, Associação Naval de Lisboa, Clube Vela Atlântico, Clube Naval de Cascais e Clube de Vela de Portugal.

 

Guita Júnior